Chamada para simpósios

I Congresso de Direito Internacional
Sistemas Regionais de Direitos Humanos (I CDI)

O I Congresso de Direito Internacional – Sistemas Regionais de Direitos Humanos (I CDI), nesta sua primeira edição, é dedicado aos sistemas regionais de direitos humanos privilegiando-se, para esse efeito, uma abordagem construtivista, inter e multidisciplinar de direitos humanos na ordem internacional. Recebe, por isso, propostas que consubstanciem estudos descritivos sobre questões teóricas, metodológicas ou de investigação na área das ciências sociais em geral e do direito em particular, bem como investigações com carácter jurídico-empírico.

O I CDI permitirá a investigadores/as, académicos/as, estudantes, profissionais e/ou decisores/as políticos, a par com a necessária reflexão de nível internacional sobre os sistemas regionais de direitos humanos, a publicação internacional e o networking com uma rede de investigação global na área de direitos humanos.

Benefícios dos/as Coordenadores/as de simpósio

Requisitos formais da proposta

1. Modalidades:

  • Apresentação presencial.
  • Apresentação virtual.

2. Idiomas de trabalho:

As línguas oficiais de comunicação do I CDI serão, exclusivamente, o Português, o Inglês ou o espanhol, porém, todos os resumos deverão ser submetidos em Português e/ou Inglês.

A submissão de papers para publicação final ficará sujeita a edital próprio e deverá ser realizada em português e/ou inglês.

3. Funcionamento das apresentações presenciais e virtuais:

Nesta edição do evento todas as comunicações aceites serão apresentadas em auditório dentro de cada um dos simpósios temáticos criados para flexibilizar os horários e dar oportunidade a que todos apresentem os seus trabalhos.

Cada Participante, na modalidade de comunicação presencial e/ou virtual, dispõe de um limite máximo de quinze (15) minutos para apresentar a sua comunicação. O debate será realizado a cada 3 ou 4 intervenções e novamente antes do encerramento dos trabalhos do simpósio.

As apresentações virtuais dão-se através de streaming em direto nas plataformas virtuais do evento onde ficarão igualmente gravadas.

4. Submissão de proposta de simpósio:

– Para efetuar esta submissão deverá usar o template disponível em: milleniumcdi.pt/simposios

– Cada simpósio deve ter no mínimo duas pessoas na coordenação.

– Pelo menos uma das pessoas da coordenação deve ter habilitação académica ao nível de Mestre.

– A submissão deverá ser realizada até dentro do prazo regulamentar.

– O Comité Científico será a entidade responsável por proceder à apreciação da avaliação.

– Se esta for aceite, o Simpósio será publicado no site do I CDI, de modo a possibilitar que as pessoas interessadas possam submeter os seus resumos ao/s Simpósio/s do seu interesse.

– A proposta deverá conter um breve resumo do simpósio até um máximo de 300 palavras.

– A submissão do simpósio deverá ser acompanhada de uma fotografia de cada uma das pessoas que compõem a coordenação em formato JPG – esta fotografia destina-se exclusivamente à publicação no site do evento junto com a identificação do simpósio.

– As pessoas que compõem a coordenação poderão, ainda, apresentar até um máximo de duas comunicações noutros simpósios onde não sejam coordenadoras.

– Para que o simpósio possa funcionar deve conseguir obter no mínimo 5 resumos aprovados e um máximo de 10 resumos aprovados independentemente da modalidade em que venha a funcionar (presencial ou virtual).

– Na eventualidade de não ser preenchido este requisito as comunicações recebidas serão alocadas, em função da respetiva temática e a outros simpósios.

-A escolha da modalidade de funcionamento é das pessoas que coordenam o simpósio podendo a organização sugerir eventual alteração com vista a regular o equilíbrio no funcionamento do evento.

– A apresentação de cada resumo poderá ter no máximo 15 minutos.

– A gestão do funcionamento do simpósio (gestão do tempo, ordem de apresentação, duração e momentos de debate, etc.) será da responsabilidade das pessoas que coordenam o simpósio observando as regras gerais de funcionamento do I CDI.

LOGIN

MINHA CONTA